O tricô já conquistou seu lugar no mundo fashion e está em alta para os dias mais frios do ano! O modelo é confortável e delicioso de usar, além disso, permite criar combinações incríveis.
Porém, para garantir a durabilidade e a boa aparência da peça, é preciso saber como lavar blusa de tricô. Afinal, em comparação com outras roupas, esse material exige alguns cuidados especiais.
Mas, calma! Neste artigo vamos te explicar tudinho sobre como lavar, secar e guardar seus tricôs para mantê-los em perfeito estado. Não perca!
Confira agora os lançamentos da Secreto Closet e esteja atualizada com as últimas tendências e novidades da moda!
Como Lavar Blusa de Tricô e Outras Peças?
O tricô é perfeito para criar looks comfys, mas você já deve ter reparado que são peças bastante delicadas, não é mesmo?
Por essa razão, é fundamental saber como lavar blusa de tricô para não correr o risco de danificar o material.
O ideal é dar preferência por lavar a peça à mão, no tanque. Assim, você diminui consideravelmente as possibilidades de danificação.
Deixe o tricô de molho, com água e sabão de coco (líquido ou em barra). Nunca utilize sabão em pó, pois essa substância pode encolher a peça e endurecer a trama.
Tenha cuidado também com a temperatura da água, que deve ser ambiente para evitar encolhimento.
Outra dica é virar a peça do avesso para evitar que o atrito forme peeling (bolinhas) na parte que fica exposta.
Por fim, enxágue abundantemente para retirar todos os resquícios de sabão e deixe de molho com um pouco de amaciante. Esse passo ajuda a alinhar as tramas, previne a rigidez do material e deixa seu tricô com um toque muito mais agradável!
Se for lavar mais de uma peça ao mesmo tempo, tenha cuidado com a escolha das outras roupas. Isso porque peças coloridas podem manchar as mais claras, especialmente os tricôs.
Se quiser lavar na máquina, também é possível. Porém, use o modo de lavagem para peças delicadas e adicione os tricôs em saquinhos próprios para lavagem.
Como Secar Blusas e Outras Peças de Tricô?
Agora que já sabe como lavar blusa de tricô, é preciso descobrir como colocar a peça para secar. Esse procedimento também precisa de atenção!
Nunca torça ou centrifugue o seu tricô, apenas amassar a peça entre as mãos para retirar o excesso de água. Outra opção é embrulhá-la em uma toalha e espremer para tirar o excesso.
Além disso, você não deve pendurar a peça no varal de forma vertical. O peso da água pode deformar seu tricô e deixá-lo com o aspecto “alargado”.
Em vez disso, estenda na horizontal, sem esticar muito a peça. Para isso, você pode utilizar um varal de chão para deitar a peça sobre a grade.
Deixe-a secar à sombra, nunca exponha seu tricô ao sol.
Como Guardar Blusas e Outras Peças de Tricô?
Não basta seguir os cuidados certos de como lavar blusa de tricô e não guardar suas peças corretamente, sabia?
Portanto, o ideal é sempre guardá-las dobradas em gavetas ou prateleiras. Nunca pendure em cabides, pois a peça pode ficar distorcida.
Se você morar em locais muito úmidos, adicione um anti-mofo na gaveta e o mantenha a uma certa distância das peças, para não causar danificação química.
Por serem peças quentes usadas no inverno, nas demais estações do ano você pode guardá-las em sacos de tecidos ou TNT para conservá-las melhor. Evite sacos de plástico.
Cuidados Extras com Suas Peças de Tricô
Além de saber como lavar blusa de tricô corretamente, ainda existem alguns cuidados extras para deixar sua peça em perfeito estado. Assim poderá aproveitar essa trend queridinha por muito tempo. Vamos lá?
Como Passar Blusa de Tricô
Geralmente, não é necessário passar peças de tricô. Mas, se precisar, verifique as informações de temperatura na etiqueta da roupa.
Nunca encoste o ferro diretamente na roupa. Utilize um ferro a vapor com uma distância de 10 cm ou coloque um tecido por cima do tricô para protegê-lo.
Como Remover as Bolinhas das Peças de Tricô
Mesmo que você saiba como lavar blusa de tricô e tenha todo cuidado necessário durante o processo, pode acontecer da peça apresentar bolinhas.
Para removê-las, assim como outros fiapos ou pêlos de animais, você pode usar uma fita adesiva.
Se não tiver um rolo adesivo próprio para essa função, é possível enrolar uma fita nas mãos e passar no tricô até remover todas as bolinhas e fiapos.
Como Consertar Fio Puxado
Combinar tricô com acessórios é uma grande tendência. Porém, enroscar seu suéter de tricô favorito em um anel ou colar é bastante frustrante.
Mas, calma que tem conserto! Algumas técnicas simples podem te ajudar a resolver esse problema.
Primeiro, puxe gentilmente os pontos próximos ao fio puxado para tentar colocar o fio solto de volta.
Se não resolver, com muito cuidado, use um grampo de cabelo ou gancho de crochê no lado direito da peça (que fica exposto) e enfie em direção ao avesso. Depois, puxe o fio de volta para o lugar original.
Caso o fio não volte para o lugar original, coloque-o para dentro do lado avesso. Faça um nó na ponta solta o mais próximo possível da superfície, sem puxar muito. Isso evitará que a ponta saliente desfie ainda mais o tricô.
Agora, se o fio for muito comprido, antes de dar o nó, você pode cortá-lo. Contudo, deixe alguns milímetros que possibilitam dar um nó.
Confira agora os lançamentos da Secreto Closet e esteja atualizada com as últimas tendências e novidades da moda!
Conclusão
Agora que você já sabe como lavar blusa de tricô, pode ficar tranquila ao usar e abusar das suas peças para criar looks fantásticos. Afinal, essas roupas são versáteis e podem estar presentes em diferentes combinações.
Ao seguir nossas dicas, você conseguirá manter suas peças de tricô — e também de crochê — sempre bonitas e com cara de nova. Ao lavar, secar e guardar do jeito correto não tem como não conservar o material em perfeitas condições.