Você sabe o que é a moda anos 70 feminina e quais são as inspirações atuais baseadas nessa época tão marcante para o universo fashion?
Bem, antes de falarmos sobre as roupas em si, é importante uma contextualização histórica, afinal, tudo o que vestimos tem um porquê e é referência ao período que vivemos.
Os anos 70 foram um período marcado por conflitos políticos, e pela luta por liberdade e independência, não só nos Estados Unidos, mas em diversas nações pelo mundo.
Muitas pautas estavam sendo trazidas à época, como a busca pelos direitos das mulheres, a visibilidade às causas LGBT e a liberdade sexual, além dos protestos pela paz em meio à Guerra do Vietnã.
Na moda, isso se refletiu de diversas formas, tanto na busca de um estilo que representava a liberdade e a paz buscada, quanto no estilo punk rock, que assim como no estilo musical, se mostrava uma forma de se vestir mais agressiva, em forma de protesto.
Ou seja, a moda anos 70 pode ser definida como a mais pura expressão da época. Mas de que forma as peças traduzem as demandas da época? Quais influências os anos 70 podem ser incorporadas na moda atual? Continue acompanhando para entender e se inspirar!
O que estava em alta nos anos 70?
Do movimento hippie com seu visual despojado e contestador, passando pelo glam disco com suas cores vibrantes e paetês, até chegar ao punk rock com muito couro e calças estilosas rasgadas, a moda anos 70 era tudo menos monótona.
Mas o que realmente definia o que as pessoas usavam dos anos 70? Basicamente, três elementos centrais:
- Liberdade e individualidade: as roupas eram uma forma de expressão pessoal;
- Conforto e praticidade: tecidos fluidos, jeans e peças largas, que permitiam movimentos livres;
- Mistura de estilos: estilos diferentes se combinavam para criar looks únicos e autênticos.
Qual é o estilo dos anos 70?
A moda anos 70 pode ser descrita como uma das mais ricas, diversas e criativas da história da moda.
Apesar dos outros subestilos que também se destacaram no período, os grandes destaques dessa época são os estilos descontraídos, mas também extravagantes e cheios de personalidade.
Afinal, essa é uma época que valorizava a individualidade e a liberdade de expressão, e isso se refletia na moda, ora com peças confortáveis, ora sensuais, mas sempre com estampas vibrantes e combinações criativas.
Com isso em mente, conheça melhor os estilos que mais se destacavam na época:
Estilo hippie
No estilo hippie, o destaque vai principalmente para o uso das cores, a valorização de produções artesanais, como o tricô e o bordado a presença de estampas florais, étnicas e psicodélicas.
A cintura alta era um hit, tanto para homens quanto mulheres, assim como as modelagens amplas, como a calça boca de sino – que hoje é conhecida como flare. Peças com franjas, como jaquetas, blusas, saias e bolsas também eram must-have.
Por falar em acessórios, as miçangas eram destaque, junto com faixas e lenços na cabeça.
Vibe boêmia
Os anos 70 também foram marcados pela elegância descontraída dos vestidos longos e fluidos, feitos de tecidos leves como chiffon, seda ou cetim e peças em renda.
Essas peças, com seus detalhes trabalhados, eram um contraste sutil à estética hippie.
Nos acessórios, maxi colares e pulseiras de metal eram destaque, junto com chapéus de feltro e xales.
Glam disco
Já no auge da disco dos anos 70, o glamour era a regra, com muito cetim, lamê, animal print, plumas e paetês.
As peças de destaque eram macacões justos, coloridos, em tecidos metalizados. Nas calças, a modelagem boca de sino também era comum.
Sapatos plataforma e cintos largos complementavam o visual, enquanto acessórios como correntes douradas e óculos de sol grandes e redondos eram itens frequentes.
Os principais ícones de estilo dos anos 70
A década de 70 foi marcada por uma explosão de criatividade e individualidade na moda, que se refletiu nos seus ícones de estilo. Ou seja, personalidades do mundo artístico que influenciaram a moda – e continuam inspirando até hoje.
Conheça alguns deles:
- Farrah Fawcett: a modelo e atriz de “As Panteras” popularizou o cabelo com ondas naturais, e seu estilo casual, com jeans e blusas soltas, era uma inspiração;
- David Bowie: o camaleão do rock misturava elementos glam, andrógenos e futuristas;
- Cher: a musa pop personificava o glamour do disco com seus looks extravagantes, justos, cheios de plumas e brilhos, além dos cabelos longos e soltos;
- Bianca Jagger: a ex-esposa de Mick Jagger era uma visionária, com seus terninhos brancos, chapéus e atitude confiante que definiram o estilo da época;
- Donna Summer: a “rainha do Disco” usava looks cheios de glamour, com mangas extravagantes, brilho, plumas, e também adorava o famoso slip dress;
- Stevie Nicks: a vocalista do Fleetwood Mac trouxe o boho para o mainstream, com vestidos longos, xales, botas e muitos acessórios em um visual “místico”;
- John Travolta: o astro de “Os Embalos de Sábado à Noite” usava ternos de lapela larga, camisas abertas e calças justas;
O que vestir para uma festa dos anos 70?
Se preparar para uma festa temática é uma ótima oportunidade para se divertir com a moda anos 70 e reviver essa época icônica. Mas como escolher roupa anos 70 feminina para festa?
Antes de tudo, é preciso escolher o estilo e então selecionar as roupas que você vai usar:
- Hippie: calças flare, estampas florais, tie-dye, coletes de crochê, óculos redondos e headbands;
- Boêmio: vestidos longos e fluidos, maxi colares, pulseiras de metal e chapéus de feltro;
- Disco: tecidos metálicos, paetês, cores vibrantes, plataformas, maxi brincos e cabelos volumosos;
- Rock’n’roll: calças de couro, jaquetas de motoqueiro, camisetas estampadas, coturnos e bandanas.
Como a moda dos anos 70 influenciou a moda contemporânea?
Assim como no contexto histórico dos anos 70, os anos 2020 também estão sendo marcados por contextos desafiadores em todo o mundo, com uma demanda popular crescente por paz, quebra de tabus, liberdade de expressão e criatividade individual.
Por isso, é fácil perceber que os estilistas de hoje buscam se conectar ao clima autêntico e livre de amarras dos anos 70, e criar peças inspiradas nessa época, mas, claro, repaginadas para os dias de hoje.
Isso pode ser percebido atualmente com o boom das calças amplas, principalmente com os modelos wide leg e flare, e o retorno do brilho e das peças metalizadas no pós-pandemia, que agora podem ser usadas até durante o dia.
Além disso, o hippie chic e o boho chic também permanecem relevantes, com tops, suéteres e até acessórios feitos de forma artesanal em crochê, bordados, ou complementados com franjas.
Dicas para criar um look anos 70 atualizado
Para se inspirar nos anos 70 e criar looks com a vibe da época, a dica é pensar nas peças menos como fantasias caricatas e mais como adaptações contemporâneas.
Mas, como vimos anteriormente, hoje em dia existem diversas peças que eram comuns na época, e que estão em alta hoje em dia.
Então, não precisa pensar muito para se vestir com a vibe dos anos 70, sem deixar de estar estilosa considerando a moda atual!
Veja essas dicas da Secreto Closet:
1. Cores, tecidos e estampas
As cores , estampas e tecidos escolhidos podem fazer toda a diferença para adotar um look inspirado nos anos 70, mas com um toque moderno.
Então, na hora de ir às compras, fique de olho em peças de cores vibrantes e tons terrosos, e aposte no color block! Na parte dos tecidos, os destaques são: suede, veludo, seda (ou cetim) e itens em crochê.
As estampas florais e primaveris em vestidos, e as padronizadas e geométricas em peças de corte mais reto também captam muito bem a essência setentista.
Além disso, as peças metalizadas em prata, dourado ou rosê estão super em alta, bem como o paetê e o vinil, que, dependendo da combinação, podem até ser usados durante o dia.
2. Modelagens amplas
Embora os anos 70 também tenha ficado marcado pelas peças ultra justas da era disco, a tendência das modelagens amplas também vem dessa época, principalmente em essência.
Afinal, essa é uma forma de incorporar a sensação de liberdade dos anos 70 em looks
atuais.
Então fique de olho em calças amplas, tanto em jeans quanto em sarja, que trazem detalhes como bolsos, recortes e lavagens diferenciadas. O pantacourt também é uma ótima opção!
Aliás, esse tipo de peça é um dos grandes destaques das tendências de outono inverno 2024!
Para completar, blusas com mangas bufantes, ciganinhas, além de jaquetas e casacos de pelo sintético também dão um super toque de glamour retrô.
3. Abuse dos acessórios
Por fim, a escolha dos acessórios é importantíssima para evocar o espírito dos anos 70 em um contexto moderno.
Então, integre ao seu visual óculos de sol no estilo aviador ou as armações redondas e grandes, que são marca registrada da época.
Bolsas com franjas e lenços de seda trazem movimento e textura ao conjunto, enquanto cintos largos ajudam a marcar a silhueta.
Mas e aí, com qual tendência setentista você mais se identifica?
A gente com certeza se identifica com todas elas e por isso disponibilizamos inúmeras peças da moda anos 70 na Secreto Closet, além de muitos outros estilos, modelos e tendências.
Acesse o site da Secreto Closet para conferir as nossas peças e dar um glow up no seu guarda-roupas!
Conclusão
E então, pronta para o back to 70’s? A moda anos 70 feminina é riquíssima e tem muito a entregar. Não é à toa que várias tendências da época voltaram com tudo.
Para citar algumas: calças amplas, estampas étnicas, psicodélicas e florais, peças metalizadas, além de muitas outras.
Com certeza você já se identificou com várias delas e até possui muitas dessas tendências no seu guarda-roupa atual, certo?
Para adquirir novos looks e continuar sempre antenada na moda, não deixe de conferir o blog da Secreto Closet!
E não se esqueça: a moda anos 70 era sobre quebrar regras e celebrar a liberdade de expressão. Então, se inspire para criar seus próprios looks únicos e autênticos!