Início » Blog » Dicas » Estilos de roupas: conheça os principais e se inspire [Guia completo] 

Estilos de roupas: conheça os principais e se inspire [Guia completo] 

  • Dicas

Sem dúvidas, existem muitas coisas boas na vida. Para muitas mulheres, uma delas é fazer compras para dar aquela renovada nos looks. Entretanto, o sonho pode virar desespero quando compramos sem saber nosso estilo de roupas favorito.

Afinal, assim é fácil se perder, e comprar peças que não combinam nem com você, nem entre si. Ou seja, você perde tempo, dinheiro, e ainda se estressa.

Então, a melhor solução para esse problema é entender (de uma vez por todas) quais são os principais estilos de roupas e identificar com qual deles você se identifica mais. 

Depois de ler esse artigo, nós aqui da Secreto Closet GA-RAN-TI-MOS que suas futuras comprinhas vão ser bem menos estressantes e muito mais divertidas! 

E aí, pronta? Vamos lá!


Quais são os principais estilos de roupas?

Os estilos de roupas são a maneira como a gente se veste para expressar a personalidade, gostos e identidade. 

Assim, podemos dizer que esse termo significa a combinação de cores, texturas, estampas e modelagens que te fazem sentir plena e completamente como… você mesma. 

Nos próximos tópicos, vamos apresentar os principais estilos de roupas tradicionais do mundo da moda. 

Então atenção para descobrir qual deles mais combina com você, e se inspire para criar looks com a sua cara!

1. Estilo Romântico

Estilo Romântico

O estilo romântico é marcado por looks com tecidos leves, detalhes como babados e estampas calmas e florais. 

Cores suaves, vestidos fluidos, saias rodadas e rendas são peças-chave. Acessórios delicados e joias sutis complementam o look, criando uma aura de delicadeza e graciosidade.

💡Gostou? Compre o look

2. Elegante/Casual Chique

Elegante/Casual Chique

Cadê as mulheres modernas e práticas que gostam de misturar conforto e elegância?

O estilo casual chique une elementos modernos (como jeans destroyed), com peças de qualidade e com um toque de formalidade, como alfaiataria, camisas e blazers. 

O mais interessante desse estilo é que combina com os mais diversos contextos e ambientes. É garantia de estar sempre bem vestida e estilosa no dia a dia. 

💡Compre o look aqui!

3. Esportivo (Athleisure)

Esportivo (Athleisure)

Pode ser uma novidade para muitas, mas conforto está (mesmo) na moda! O estilo esportivo é focado no conforto e praticidade, por isso é perfeito para quem tem um estilo de vida ativo. 

Peças como tênis, leggings, moletons e jaquetas esportivas compõem esse closet. 

4. Casual

Casual

O estilo casual é a escolha ideal para quem busca um visual leve e jovem, sem abrir mão do conforto e da versatilidade. Inspirado no minimalismo, ele traduz a filosofia do “menos é mais”, com looks descolados e práticos para o dia a dia.

Mas não se engane! Casual não significa sem estilo, viu? Quem é casual pode vestir peças mais simples, mas com qualidade e informação de moda. Quer um exemplo? Uma calça wide leg com zíper por todo o comprimento está bem longe de ser básica!  

5. Grunge

Grunge

O estilo grunge é despojado e repleto de atitude, e surgiu lá dos anos 90, profundamente influenciado pelo Rock and Roll. 

Cabelos desgrenhados, roupas rasgadas, flanelas xadrez, jeans destroyed e botas pesadas compõem o visual grunge. 

As adeptas do grunge não afirmam que não se trata apenas uma forma de se vestir, mas sim um estilo de vida que prega a liberdade e a autenticidade.

6. Formal ou Clássico

Formal ou Clássico

No universo da moda, o estilo tradicional, mais conhecido como Clássico, se destaca pelo uso de roupas formais e atemporais.

Já reparou que peças em alfaiataria nunca “saem de moda”? É esse o conceito de atemporal. 

Cores como preto, azul marinho, branco, além de variados tons de nude e cinza, são as queridinhas desse estilo, justamente pela facilidade de criar combinações harmoniosas e elegantes em qualquer contexto.

E aí, o que você acha desse estilo? Usaria? Conta pra gente nos comentários! 

7. Retrô/Vintage

Retrô/Vintage

Esse estilo já é um dos mais conhecidos, mas nas últimas temporadas de moda, o retrô, ou vintage, voltou como uma grande tendência de moda! 

O estilo resgata tendências de décadas passadas, trazendo peças originais ou inspiradas em épocas anteriores. É um estilo que brinca com a nostalgia, incorporando, por exemplo, vestidos rodados dos anos 50, as estampas dos 70 ou o denim dos anos 80. 

8. Minimalista

Minimalista

Outro estilo que tem ganhando muitas adeptas em todo o mundo, o minimalismo se define pela máxima “menos é mais”. 

Com uma paleta de cores neutras, como branco, preto e cinza, e linhas simples e limpas, o foco está na qualidade e na funcionalidade das peças. 

O guarda-roupa é composto por peças que combinam perfeitamente entre si para formar visual elegante e sem muito esforço. Praticidade é o nome! 

9. Sensual

Sensual

O estilo sensual destaca as curvas, a feminilidade e valoriza o corpo com cortes e tecidos que chamam a atenção sutilmente. 

Decotes, fendas, transparências, vestidos justos e comprimentos variados são habitualmente utilizados para distribuir confiança e glamour. 

Sem ser excessivo, a sensualidade aqui é equilibrada com bom gosto e sofisticação.

10. Dramático

Dramático

Cadê as fashionistas de plantão? O dramático na moda é ousado e marcante, com silhuetas marcadas, cores intensas, contrastes e peças de grande impacto visual. 

Não é raro ver mix de estampas, tecidos luxuosos, bordados, grandes acessórios e detalhes que capturam a atenção. 

Este estilo geralmente anda bem alinhado com as tendências, e não tem medo de exageros. É para aquelas que gostam de fazer uma entrada memorável onde quer que vão.

Como descobrir o meu estilo de roupa?

Antes de mais nada, relaxa! O processo de descobrir o seu estilo pessoal pode ser leve, divertido e ainda te ajudar a aprender muito sobre si mesma, viu?

Comece olhando o que você já tem e o que adora usar, e pense no que te faz sentir bem e confiante. Também pense quais são as suas inspirações favoritas nas redes e entenda qual é o estilo delas. 

Ter inspirações é ótimo, porque podemos identificar no outro o que naturalmente chama a nossa atenção. Mas, lembre-se: Seja você mesma! Não tente copiar ninguém

Inclusive, outra dica é: não tenha medo de experimentar combinações novas das suas peças preferidas, ou mesmo incorporar elementos de estilos diferentes. 

Não custa relembrar que moda é arte, e nesse universo o mais importante é como a arte te faz sentir. 

Como comprar na Secreto Closet?

Se assim como a gente você é apaixonada por moda, que tal finalmente dar match nessa amizade?

A Secreto Closet é uma loja online com looks selecionados a dedo por uma equipe de profissionais e amantes da moda. 

Aqui você encontra peças para as mais diversas ocasiões – desde carnaval até formatura – que têm um elemento em comum: elegância e qualidade. Visite o site da Secreto Closet e conheça

Conclusão

E aí, viu só quantos estilos de roupas a gente explorou? Apostamos que você encontrou um pouco de si em vários deles ou quem sabe descobriu um novo estilo para experimentar. 

Lembre-se: a moda é uma forma de expressar sua individualidade. Não existe um estilo “certo” ou “errado”, o importante é escolher o que te faz sentir linda, confiante e autêntica.

Acompanhe o blog da Secreto Closet para conferir outros conteúdos como esse e se informar sobre tudo o que está rolando no mundo da moda! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *