Início » Blog » Moda » Como se vestir para uma entrevista de emprego feminina de maneira adequada? Veja as principais dicas e o que não usar!

Como se vestir para uma entrevista de emprego feminina de maneira adequada? Veja as principais dicas e o que não usar!

  • Moda
como se vestir para uma entrevista de emprego

Vestir-se de maneira adequada para uma entrevista de emprego é essencial para criar uma boa impressão, afinal, a forma como nos vestimos é uma forma de sermos lidos e interpretados pelas outras pessoas. 

Escolher a roupa correta para ir para uma entrevista de emprego pode levar horas e até mesmo fazer com que você se atrase para o compromisso. Se você está nesse artigo, é possível que você esteja nesse artigo justamente para tirar dúvidas sobre isso.

Pensando nessa decisão tão importante, preparamos um material para te ajudar a como se vestir para uma entrevista de emprego da melhor maneira possível. Acompanhe nosso conteúdo!

Confira as mais lindas e elegantes roupas da Secreto Closet e arrase nas combinações dos looks!

Afinal, como se vestir para uma entrevista de emprego? Veja as principais dicas

Sua forma de se vestir na entrevista de emprego vai refletir sua personalidade e a forma como o recrutador vai te julgar. Por isso, é essencial saber como se vestir para esse momento, ou seja, entender bem o dress code que essa ocasião pede. 

Em vagas mais informais, a entrevista de emprego costuma demandar um traje de esporte casual. Já em espaços de trabalho formais, o traje social é o mais adequado.

Para acertar no look, ainda, é essencial conhecer bem a empresa que você está tentando uma vaga, ou seja, estude bem o perfil da organização e, claro, o perfil do seu cargo. 

Além disso, fica uma dica que vale para qualquer tipo de combinação escolhida: além da roupa, lembre-se de cuidar da sua aparência e higiene para o dia da entrevista. 

A seguir, vamos trazer dicas de peças para usar em cada tipo de situação para você saber como se vestir para uma entrevista de emprego.

Look mais formal

como se vestir para entrevista de emprego formal

Para as entrevistas em empresas grandes e cargos de liderança, é comum que o look precise ser mais formal.

Para esses casos, você deve apostar em peças como blazer, tailleur, calça social ou de alfaiataria, blusas de manga e de botão. 

Você pode fazer o uso de saltos altos para completar a produção, como o caso do scarpin. Não exagere nos acessórios nem muito menos na maquiagem.

Look mais intermediário

como se vestir para entrevista de emprego casual

O look coringa para quem não quer exagerar na formalidade nem ser mais informal é apostar em uma combinação casual. Nesse caso, entram camisas de botão com calça jeans, por exemplo.

Outra opção interessante também pode ser sair na altura dos joelhos ou midi e vestido na altura dos joelhos ou midi, desde que não sejam abertas nem cavadas.

Look mais informal

como se vestir para entrevista de emprego informal

Por fim, o look mais informal, comum para entrevistas em agências de publicidade ou startups de tecnologia, não significa que pode ser qualquer roupa.

Da mesma forma, há a opção de vestidos e saias na altura do joelho. No entanto, o uso de calça jeans com camisas com pouca manga e t-shirts também cabem aqui. 

Caso a empresa em questão seja bem informal e despojada, você pode optar por um look com tênis.

O que não usar em uma entrevista de emprego?

Quando o assunto é vestir-se para uma entrevista de emprego é importante escolher as roupas mais discretas e respeitosas. Por isso, algumas práticas que devem ser evitados em uma entrevista de emprego são:

  • Roupas sujas, rasgadas, amassadas ou abarrotadas;
  • Decotes e roupas curtas, como shorts e minissaias;
  • Roupas brilhantes com glitter ou muito transparentes;
  • Peças muito extravagantes com cores berrantes;
  • Roupas muito justas ou extremamente largas;
  • Bijuterias, jóias e acessórios em excesso;
  • Maquiagem muito pesada e colorida. 

Pode ir de calça jeans para uma entrevista de emprego?

Em entrevistas de emprego menos formais, é possível sim utilizar a calça jeans. O importante é que, assim como as demais peças, eles sejam discretos. Não se deve usar jeans rasgados ou muito desbotados, por exemplo.

Qual a melhor cor de roupa para uma entrevista de emprego?

Saber como se vestir para uma entrevista de emprego não é apenas sobre a roupa, mas também sobre a escolha das cores. 

A cor menos indicada para usar em uma entrevista de emprego é a cor laranja. Já quanto às cores mais adequadas para utilizar, vamos falar sobre a seguir.

Azul

Uma das cores mais adequadas para usar em uma entrevista de emprego é a azul. Essa cor transmite confiança e tranquilidade, o que pode transmitir uma boa mensagem para o recrutador. O azul na tonalidade marinho costuma ser o mais indicado.

Preto

Outra cor, que costuma ser coringa para os mais variados looks, é o preto. O preto é uma cor poderosa e neutra, que tende a ser associada à elegância e força.  Ele é a cor ideal para vagas em que o objetivo é conquistar a posição de liderança na gestão

Branco

Outra cor segura para apostar é branco e o bege. Essa cor costuma simbolizar pureza e paz, no entanto, no trabalho, podem também significar que você é uma pessoa bastante organizada. Combinações em preto e branco são uma ótima solução. 

Cinza

Outra excelente cor para usar na hora de se vestir para uma entrevista de emprego é o cinza.  É uma cor que está associada ao lógico e ao analítico, além de transmitir autossuficiência. Assim como o branco e o preto, combinam com as mais variadas cores.

Vermelho

O vermelho está bastante ligado à coragem, entusiasmo e energia e pode ser uma cor interessante para esse tipo de ocasião. Em cargos de vendas, por exemplo, o vermelho pode ser positivo, visto que a “agressão” será uma ferramenta necessária.

Amarelo e roxo

Amarelo e roxo são as cores para entrevistas de cargos que envolvem criatividade, pois estão associadas a isso. Enquanto o amarelo realça o otimismo junto com a criatividade,o roxo cria o aspecto da aparência artística.

Sapatos para entrevista de emprego feminina

Agora que você já sabe toda a roupa que vestir, pode restar a dúvida: qual sapato usar para uma entrevista de emprego? Entre as melhores opções – que vão variar de acordo com a formalidade da situação -, temos os sapatos fechados. Podemos citar, portanto:

  • Salto alto e sapatilha, para ocasiões mais formais;
  • Oxford e tênis, para ocasiões menos formais. 

Conclusão

Vestir-se é uma maneira eficiente de se apresentar e, em uma entrevista de emprego, isso faz toda a diferença. 

Por isso, a gente te ensinou como se vestir para uma entrevista de emprego de acordo com a formalidade da empresa e do perfil do seu cargo. Além disso, te mostramos as  melhores cores para apostar. Agora você já está pronta para arrasar no seu look!

2 comentários em “Como se vestir para uma entrevista de emprego feminina de maneira adequada? Veja as principais dicas e o que não usar!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *