Início » Blog » Vestidos » O que é vestido midi? Confira algumas dicas saiba como e quando usar

O que é vestido midi? Confira algumas dicas saiba como e quando usar

mulher andando nas ruas com vestido midi

Todas nós sabemos que o mundo da moda lança novidades a todo momento. Mas tem algumas peças que conquistam aquele lugarzinho especial, não é mesmo? Esse é o caso do vestido midi, uma peça versátil e elegantérrima. Mas espera aí, o que é vestido midi?

Basicamente, esse é o tipo de vestido que tem a barra terminando entre o joelho e a panturrilha, ou seja, não é nem curto nem longo. 

O termo ‘midi’ vem do inglês “midi skirt”, que significa “meio”. Ou seja, esse termo não se refere a um estilo de roupas, mas sim a uma modelagem de saias e vestidos. 

Mas será que o midi pode ser usado em qualquer ocasião? E mais: será que todo mundo pode usar essa peça?

Neste artigo, você vai entender direitinho o que é vestido midi e aprender tudo sobre essa peça! Vamos mostrar na prática que, independentemente de qual seja o seu estilo, há um midi perfeito para você, para qualquer ocasião. 

Vamos lá?

O que é vestido midi?

Um vestido – ou saia – com comprimento midi é uma peça que fica no meio-termo entre o curto e o longo. Sua modelagem passa um pouco do joelho, conferindo um comprimento médio que é a principal característica desse estilo. 

Essa peça ressurgiu há alguns anos, com uma pegada meio vintage e retrô. No entanto, com o passar dos anos, o midi se reinventou e conquistou espaço no armário de mulheres dos mais diversos estilos. Ou seja, há um vestido midi perfeito para cada mulher.

Leia também: 5 Inspirações de looks com saia midi

Qual é o tamanho de um vestido midi?

mulher usando vestido amarelo após saber o que é vestido midi

Mas onde deve ficar um vestido midi, afinal? Os tamanhos mais específicos costumam variar de acordo com o design e o estilista, mas o comprimento midi mais comum é de cerca de 10 a 20 centímetros a partir do joelho.

Em todo caso, um vestido midi geralmente começa abaixo do joelho e chega até o meio da panturrilha.

Qual a diferença entre vestido midi e longuete?

Tanto o vestido midi quanto o longuete são classificados como comprimentos medianos que, à primeira vista, podem parecer similares. 

No entanto, a diferença entre eles é que, enquanto o midi termina até no meio da panturrilha, o longuete se estende um pouco mais, geralmente até o meio da canela. 

Como a diferença entre eles não é tão grande, alguns estilistas e lojas também chamam o longuete de maxi midi.

Quem é baixinha pode usar vestido midi?

Para mulheres mais baixinhas, o indicado é usar peças midi com comprimento de cerca de 3 dedos abaixo do joelho, não muito mais do que isso. 

Isso porque essa peça tem a característica de encurtar ainda mais a silhueta, o que definitivamente não é o objetivo de quem tem a estatura menor. 

Em todo caso, nós aqui da Secreto Closet sempre “batemos na tecla” de que o importante é você se sentir bem, usando tudo o que tem vontade. 

Além do mais, sempre existe um truquinho ou outro para atrair o olhar para aquilo que você gosta em você. 

Leia também: Melhores modelos de vestido para baixinhas e dicas para não errar

O que calçar com vestido midi?

Como você viu anteriormente, o comprimento midi é apenas uma modelagem, e não um estilo de roupas. Logo, existem vestidos midi de quase todos os estilos. Por isso, também é possível combinar as peças com diversos tipos de calçados. 

É possível usar peças midi com sandálias de salto, rasteiras, tênis, botas – inclusive os modelos over the knee ficam super charmosos e é uma excelente ideia de look para o outono inverno.

Em que ocasião usar um vestido midi? 5 Exemplos de look 

Nós já sabemos o que é vestido midi e que é possível usar a peça em praticamente qualquer ocasião, certo? Até porque, eles podem ser encontrados em diversos estilos, cores, modelagens, e também permitem combinações super versáteis. 

Mas para te mostrar isso na prática, separamos 5 exemplos de looks com vestido midi para cinco ocasiões: passeio casual, jantar, office look, noiva e convidada de casamento.

Dá só uma olhada – e aproveite para se inspirar! 🌟

Passeio casual

mulher usando vestido midi branco

A modelagem midi pode ser usada em um vestido fresquinho e lindo para um café com amigas, uma ida ao cinema, um almoço de família e qualquer outra situação mais casual que surgir pelo seu dia. 

O mais legal é que, nesses casos, dá para se divertir com acessórios, e brincar com elementos mais despojados, que vão se equilibrar super bem com a elegância do comprimento abaixo do joelho.

Curtiu o look? Confira em nosso site!

Jantar

mulher usando vestido midi vermelho

O crush te convidou para um jantar especial e você ainda não sabe o que vestir, mas quer se sentir bem elegante e gatíssima? Que tal um vestido midi vermelho, tomara que caia e com modelagem super justinha?

Afinal, um modelito desses é para garantir que muitos os olhares se voltem para você, especialmente os do seu/sua amado(a)! 

Gostou da ideia? Confira o look!

Office look

mulher usando vestido midi verde com blazer preto

Embora o ambiente de trabalho esteja se modernizando e permitindo mais casualidade, muitas mulheres adoram se vestir com elegância e manter aquele ar de girlboss, sabe?

Para isso, o vestido midi é uma aposta certeira. Inclusive, vale até usar modelos casuais, e jogar um blazer por cima para dar o tom corporate core no look. 

Confira o blazer no site!

Convidada de casamento

mulher usando vestido midi roxo com decote

Muitas mulheres convidadas de casamento morrem de medo de escolher uma peça inadequada e atrair olhares de reprovação. A gente sabe como é! 

Por isso, até temos um conteúdo falando sobre o assunto, clique aqui para ler! Mas se já podemos adiantar uma dica: vá de vestido midi!

Com um vestido dessa modelagem, com tecidos mais nobres e cortes sofisticados, temos certeza que você vai se sentir elegante e linda, e vai atrair apenas olhares de admiração! 

Confira o look!

Noiva

mulher usando vestido de noiva após saber o que é vestido midi

Por fim, se você é uma noivinha e procura um vestido para casamento civil, ou uma peça mais curta para se acabar de dançar na festa do casamento, o midi é uma ótima escolha!

O vestido Laise (foto), por exemplo, combina elementos que o tornam muito especial: decote ciganinha, mangas bufantes, modelagem ajustada ao corpo e um trabalho lindo de rendas artesanais. 

Ou seja: é elegante, sexy, romântico e super moderno: uma obra de arte da moda! 

Gostou das peças? Visite o site da Secreto Closet e conheça outras peças midi!

Conclusão

E aí, tudo certo sobre o que é vestido midi? Como você viu ao longo desse artigo, uma saia ou vestido midi é uma peça que fica no meio-termo entre o curto e o longo, com comprimento que começa abaixo do joelho e vai até o meio da panturrilha. 

A peça se adapta bem a diversos estilos, do casual ao elegante, e pode ser usada em diferentes ocasiões, desde um passeio no parque até um evento formal como um casamento. 
Para continuar sempre antenada no mundo da moda, confira outros conteúdos do blog da Secreto Closet!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *