Início » Blog » Moda » Moda anos 2000: as tendências que marcaram a época (e estão de volta)

Moda anos 2000: as tendências que marcaram a época (e estão de volta)

  • Moda
Moda anos 2000

Se reinventar é a palavra de ordem quando falamos em moda. Tendências surgem, somem e, de repente, ressurgem com força total. A moda anos 2000, que marcou uma geração com suas peças ousadas e irreverentes, é um exemplo perfeito dessa reinvenção. 

Mais de 20 anos depois, as calças de cintura baixa, os croppeds e as bandanas estão de volta, seja nas ruas ou nas passarelas. Mas por que a moda dos anos 2000 está voltando? Como as pessoas se vestiam em 2000? E os acessórios e maquiagem, como eram? 

Continue acompanhando a leitura para entender tu-di-nho! 


Por que a moda dos anos 2000 está voltando?

A busca por uma estética mais divertida e autêntica é a principal força por trás do retorno da moda anos 2000, agora também conhecida como aesthetic Y2K (Years 2000). 

Quem encabeça esse movimento é a geração Z, que demonstra um cansaço do minimalismo e da seriedade que dominaram a moda nos últimos anos. 

Isso explica a preferência dos GenZ em se expressar de forma irreverente, por meio de peças ousadas e coloridas. Mesmo não tendo vivido a época, essa geração se inspira na liberdade de expressão e na individualidade que marcaram a moda do começo do milênio.

Além disso, o TikTok tem uma participação central no retorno dessa estética, graças às suas tendências virais.

Quer saber mais sobre quais os principais estilos de roupa? Confira em nosso conteúdo completo sobre o tema e descubra qual é o seu estilo!  

O que marcou a moda dos anos 2000?

Confira a seguir uma lista com 8 tendências de moda dos anos 2000 que voltaram com força. Aproveite para se inspirar e se aventurar pelas peças escondidas no seu guarda-roupas! Dá só uma olhada: 

1. Cintura baixa

Falem bem ou mal, mas falem dela: a polêmica cintura baixa tinha (e ainda tem) muitas opositoras ferrenhas, que defendem que essa modelagem não deveria voltar nunca mais. 

Entretanto, a oposição de nada adiantou, afinal, a tendência mesmo! Os shorts, saias e calças de cintura baixa marcaram a época, principalmente por conta de famosas como Britney Spears, Paris Hilton e Christina Aguilera. 

Hoje, nomes como Bella Hadid, Addison Rae e Kylie Jenner são vistas por aí desfilando com esse tipo de peça. Isso além das muitas influenciadoras de estilo do TikTok. 

Seja você #TeamCinturaBaixa ou não, lembre-se que a moda é uma forma de expressão que pode (e deve) ser individualizada. Portanto, se você não se sente à vontade usando uma tendência, é fácil adaptá-la para o seu estilo ou mesmo decidir não usar de forma nenhuma. 

Leia também: Modelos de Calça Jeans: 7 para Conhecer e Como Usar

2. Calças cargo

Calças cargo anos 2000

As calças cargo, com seus bolsos utilitários e apelo streetwear, também marcaram presença nos anos 2000, e agora voltam para o guarda-roupa das mais antenadas nas tendências. 

Essas peças são versáteis e confortáveis, podem ser usadas em looks casuais ou até mesmo em ocasiões um pouco mais formais. Tudo depende das combinações, tecidos e, claro, da ocasião. 

3. Sapatos Plataforma

Quem aí se lembra dos icônicos chinelos plataforma, que foram sucesso no Brasil? Os sapatos plataforma, que já dominaram a moda em outras décadas, retornaram com força total.

Estilosos e com um quê de excentricidade, esse tipo de sapato promete elevar, literalmente, o look de qualquer pessoa. 

Os modelos plataforma podem ser encontrados em sandálias, tênis (chunky), botas, chinelos, tamancos e até mesmo nas famosas crocs. Mas e você, o que acha dos sapatos plataforma? Conta pra gente nos comentários! 

4. Baby look

Quem aí se lembra das camisetas baby look? As blusas ou camisetas agarradas à silhueta e com estampas fofas eram febre nos anos 2000, e retornaram para dar um quê de fofura e inocência ao look. 

A dica aqui é combinar a baby look com as calças cargo ou saias jeans, e sapatos plataforma. 

5. All star 

O clássico tênis All Star, que nunca sai de moda, também foi um ícone dos anos 2000 e agora também compõe os looks da estética Y2K. 

Versátil e super confortável, ele combina com tudo e pode ser usado em quase qualquer ocasião. Vale ter um par no guarda-roupas, seja nas cores mais básicas (preto, branco ou off-white) ou em estampas divertidas para ter um visual mais estiloso.

6. Mini Saias

Mini Saias anos 2000

Quando pensamos que as polêmicas iriam ficar só com a cintura baixa, as passarelas de moda mundo afora revivem a combinação de mini saias + cintura baixa. 

Essa peça, que marcou a época com sua sensualidade e ousadia, está de volta – para a alegria da geração Z. Os destaques ficam com os modelos plissados, além do jeans.  

A dica para um look super trendy é combinar a peça com uma baby look divertida, bota texana ou sandálias plataforma.

Confira mais dicas de como combinar looks com saia jeans

7. Bolero

Outra peça que retornou mas que ainda torce o nariz de muita gente é o bolero. É aquela peça curta e sem mangas que era usada por cima de outras roupas, lembra?

Na prática, o bolero realmente não tem uma função específica. Mas o que explica o retorno da peça é sua capacidade de adicionar uma informação a mais no look. Ou seja, é um segredinho para deixar aquele look básico com um pouco mais de personalidade. 

8. Lenços

Por fim, os lenços, com suas infinitas possibilidades de uso, voltam à cena para relembrar sua época dourada nos anos 2000. 

Seja usado como bandana, cropped ou até mesmo amarrados na bolsa, eles dão aquele toque de personalidade e cor aos looks do dia a dia – assim como os boleros. 

Vale relembrar que esse item também era muito usado na moda dos anos 70

Moda anos 2000: maquiagem e acessórios

maquiagem e acessórios anos 2000

A nostalgia dos anos 2000 não fica só nas roupas. A maquiagem e os acessórios da época também estão de volta, repaginados, é claro. Confira:

  • Sobrancelhas finas: seja de forma definitiva, ou com um truque de maquiagem, deixar as sobrancelhas finas e arqueadas, como nos anos 2000, é uma super tendência;
  • Make colorida e gloss: sombras vibrantes, delineador preto e gloss labial transparente eram essenciais na época;
  • Bolsa baguete: a bolsa favorita das celebridades dos anos 2000 também voltou com tudo, e é perfeita para várias ocasiões;
  • Presilhas coloridas: as presilhas de plástico coloridas eram um charme da época;
  • Bucket hat: o chapéu estilo pescador é perfeito para proteger do sol e dar um toque urbano ao look;
  • Trucker hats: os bonés com tela na parte de trás também estão de volta e podem ser usados com looks casuais ou esportivos.

Quer saber onde encontrar looks com referência aos anos 2000? Dá uma olhada nessa seleção de modelinhos da Secreto Closet!

Conclusão

Para alegria de muitos e tristeza de outros, o estilo da década de 2000 voltou, com seus looks ousados, coloridos e irreverentes. 

Esse é um dos motivos que fizeram com que a geração Z abraçasse o estilo,  que foi então adaptado como aesthetic Y2K. 

As calças cargo, baby looks, minissaias e plataformas são alguns exemplos de peças usadas nessa estética.  

E você, o que acha do retorno desse estilo? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários! 

Confira outros conteúdos sobre moda e tendências no blog da Secreto Closet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *