Início » Blog » Vestidos » Qual cor de vestido a mãe do noivo deve usar no casamento? Entenda!

Qual cor de vestido a mãe do noivo deve usar no casamento? Entenda!

Com a data do casamento se aproximando, além do misto de emoções, uma dúvida de qualquer mãe de noivo surge: qual cor de vestido a mãe do noivo deve usar para harmonizar com a cerimônia, respeitar o protagonismo dos noivos e ainda se sentir deslumbrante? 

Assim como convidadas, madrinhas (e a própria noiva), entender como a mãe do noivo deve se vestir no casamento requer uma dose de planejamento e atenção aos detalhes. 

Pensando nisso, neste guia, nós aqui da Secreto Closet vamos te dar uma ajudinha com as principais considerações na escolha da cor do vestido da mãe do noivo. 

Vamos falar sobre quais cores de vestido a mãe do noivo deve usar, e como fazer escolhas de acordo com os detalhes da ocasião, do próprio estilo pessoal e dos significados das cores. 

Além disso, é claro que vamos compartilhar algumas ideias e inspirações práticas, para que você termine essa leitura já com a decisão de qual cor de vestido usar no casamento do seu filho!

Vamos lá? Boa leitura!


Cor de vestido para mãe do noivo: como escolher?

Mas, afinal, como escolher a cor certa para o vestido da mãe do noivo?  

Existem alguns fatores a considerar, como o horário do casamento, o estilo pessoal da mãe, a paleta de cores do casamento, além, é claro, da opinião dos noivos. 

Acompanhe:

Considere o horário do casamento

Assim como todos os convidados, antes de escolher o look é essencial considerar o horário da cerimônia — e da festa

Em geral, para casamentos durante o dia, as cores mais claras e suaves (menos o branco e off-white, obviamente) são as mais recomendadas. 

Mas no caso de cerimônias ao entardecer, as possibilidades se expandem um pouco mais, em que tanto as tonalidades suaves quanto cores mais enérgicas, como tons de rosa e laranja, ficam incríveis. 

Ah e nesses casos um pouquinho mais de brilho não faz mal, viu? O golden hour vai ficar ainda mais lindo! 

Já para cerimônias após o pôr do sol, já fica mais fácil abusar de cores mais escuras e ricas, tecidos luxuosos e detalhes como brilho e pedraria. 

Considere a paleta de cores do casamento

Outra dica importante é que a cor do vestido esteja em harmonia com as cores temáticas do casamento, e também com os vestidos das madrinhas

Isso não significa que a mãe do noivo precise usar uma cor idêntica à decoração, mas sim que não destoe ou entre em conflito com as outras cores. 

Por exemplo, se as madrinhas estão de azul tiffany, uma sugestão para harmonizar, ao mesmo tempo em que se destaca, é escolher tons de dourado, rosê, ou mesmo verde esmeralda. 

Converse com os noivos

Antes de finalizar a escolha, é uma ótima ideia conversar com os noivos para entender quais as expectativas deles para o grande dia. Aproveite para confirmar a paleta de cores ou mesmo as opiniões e preferências pessoais deles.

Qual cor de vestido a mãe do noivo deve usar no casamento? Ideias para se inspirar

Agora que já passamos pelas dicas de como escolher o dress code da mãe do noivo, vamos conferir algumas dicas para você se inspirar – e quem sabe encontrar sua cor ideal! 

Vestido verde para mãe do noivo

O verde é uma cor associada à natureza, à fertilidade e à esperança. Também transmite calma, equilíbrio e harmonia.

Os vestidos verdes são versáteis e dependendo do tom, podem ser usados tanto em casamentos de dia quanto de noite. 

Tons mais claros, como o verde menta ou o verde pastel, são perfeitos para casamentos diurnos. Já os tons mais intensos, como o verde esmeralda ou o verde folha, combinam perfeitamente com cerimônias noturnas.

💡Leia também: Vestido verde combina com que cor de sapato e bolsa? Confira

Vestido azul para mãe do noivo

O azul é mais uma das cores favoritas para se usar em um casamento, e não é por acaso, já que transmite tranquilidade, confiança e lealdade. Além disso, dá para escolher entre uma infinidade de tonalidades possíveis. 

De maneira geral, para o dia, vestidos em tons de azul claro, como o azul celeste e serenity, são escolhas seguras, enquanto os tons como o azul marinho e cobalto ficam lindos para casamentos à noite. 

Vestido lilás

Uma das opções mais delicadas e românticas de cores de vestidos para a mãe do noivo é o lilás. Essa cor também é associada à espiritualidade e purificação. 

Além de tudo, é também uma cor que tem um toque de modernidade e singularidade, uma vez que não é tão comum quanto outras cores para vestidos de festa.

Obviamente é uma cor linda para casamentos diurnos, mas quando é mais escuro, ou puxa para um tom de roxo, também pode se adequar bem a cerimônias noturnas. 

💡Veja aqui opções de vestidos de festa lilás

Vestido rosa para casamento

O rosa é uma cor que carrega significados de romance, carinho e ternura. Tons mais suaves são associados à inocência e doçura, enquanto os vestidos rosas mais vibrantes expressam uma energia jovial e de celebração.

O rosê é um quase um tom coringa nos casamentos diurnos, e orna muito bem com os mais diversos tons de decoração. 

Para a noite, os tons podem ir para o lado mais dramático, como um rosa pink ou fúcsia, desde que a modelagem do vestido tenha um quê de formalidade. Assim, dá para manter um equilíbrio perfeito entre elegância do modelito com a descontração da cor. 

Vestido marsala para mãe do noivo

Se na noite do casamento do seu filho você quiser se vestir de forma luxuosa e elegante, escolha um vestido marsala

Embora esse tom seja muito versátil para diversas paletas de cores, vale ter atenção quanto ao horário da cerimônia, já que a cor pode ser muito intensa e escura para casamentos pela manhã.

No entanto, se o casamento tiver elementos rústicos ou vintage, o marsala se encaixa como luva. Para casamentos à tarde, especialmente no outono ou inverno, a cor é um acerto em cheio.

Já para a noite, o marsala é recomendado sem moderações!

Vestido cinza para casamento

Mas será que pode usar cinza em casamento? A resposta é SIM! Apesar da infundada fama de sem graça, o cinza é uma cor sofisticada e neutra, perfeita para as mães de noivos modernas e discretas. 

Para cerimônias noturnas, o cinza escuro, como o grafite, é uma escolha excelente e uma boa alternativa ao preto. Vestidos com tecidos com brilho ou detalhes em prata podem enriquecer ainda mais o look. 

💡Confira modelos de vestido de festa em tons de cinza

Vestido amarelo para mãe do noivo

Atenção mamães com estilo jovial e alegre: o amarelo é uma cor energizante e associada à criatividade, entusiasmo e alegria. Então, especialmente em casamentos pela tarde, por que não usar um vestido dessa cor?

Mas, nesse caso, tenha atenção redobrada com relação à paleta de cores do casamento e das madrinhas para garantir a harmonia entre todas as cores, tá bom? 

Tons de amarelo claro, como o amarelo pastel ou manteiga, são particularmente ideais para casamentos matinais, enquanto tons mais puxados para o dourado são perfeitos para a noite. 

Vestido metalizado para mãe do noivo

Por fim, nos casamentos noturnos, uma forma de evitar quebrar a cabeça com a harmonia das cores da paleta do casamento é optar pelos tons metalizados. 

Mas ao considerar um vestido metalizado, a mãe do noivo deve estar ciente do equilíbrio que precisa ser encontrado. Atenção à intensidade das pedrarias e brilhos para não ofuscar as verdadeiras estrelas da noite: os noivos! 

Os melhores vestidos para festa você encontra na Secreto Closet! Confira!

Conclusão

E aí, já sabe qual cor de vestido a mãe do noivo deve usar? 

A cor do vestido da mãe do noivo é uma decisão importante e que deve ser tomada com atenção a fatores como: o horário do casamento, a paleta de cores e, claro, a opinião dos noivos. 

No artigo de hoje você viu uma lista com diversas cores belíssimas e elegantes junto a dicas de como escolher a ideal. 

💡Se você curtiu esse conteúdo, confira também outras dicas de moda e estilo no Blog da Secreto Closet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *