Início » Blog » Dicas » Estilo elegante: veja o que é, quais as principais peças e como aderir

Estilo elegante: veja o que é, quais as principais peças e como aderir

  • Dicas

Todo mundo conhece ou se lembra de uma mulher que simplesmente ARRASA com o estilo elegante, seja ela famosa ou anônima. Isso não é por acaso, já que esse estilo é realmente de se admirar, né? 

Mas a verdade é que o estilo elegante vai muito além de roupas bonitas e acessórios sofisticados. Na prática, quem tem esse estilo revela uma personalidade única, e exala confiança e bom gosto. 

Mas, afinal, o que é o estilo elegante? É a mesma coisa que estilo clássico? Quais são as suas características, e principais peças? Continue acompanhando para saber tudo isso – e mais um pouco – sobre o estilo das mulheres elegantes!


O que é um estilo elegante?

O estilo elegante é definido pelo uso de peças de alta qualidade e caimento impecável, priorizando a durabilidade acima de tudo

Assim, quando alguém tem esse estilo, sua opção é sempre por roupas e acessórios marcados pela sutileza e elegância, mas feitos com a mais alta qualidade e com um caimento perfeito ao corpo – como se tivessem sido feitas sob medida. 

No estilo de roupas elegante, a ideia não é seguir tendências – que são passageiras — , mas sim escolher peças atemporais, que vão durar por temporadas e estações sem perder o charme.

💡Leia mais: 7 Estilos Universais: o que são, características e como descobrir o seu?

Quais são as peças do estilo elegante?

Agora que você já viu o que é um estilo considerado elegante, vamos conferir os detalhes e peças que traduzem esse estilo. Acompanhe! 

Cores

As cores base do estilo de roupas elegante são neutras e clássicas, exatamente porque são versáteis e combinam entre si com muita facilidade. Além disso, são cores atemporais que nunca saem de moda.

  • Preto;
  • Azul marinho;
  • Cinza;
  • Marrom e Caramelo;
  • Branco e Off white;
  • Vinho e marsala;
  • Verde escuro;
  • Nude;
  • Rosa seco;
  • Azul claro;
  • Lilás.

Mas e as estampas? Embora a preferência seja por peças lisas, as estampas discretas e atemporais também são bem-vindas para quem segue esse estilo, como poá, xadrez suave, jacquard e listras.

Tecidos

Como já vimos, as peças elegantes têm o caimento impecável como uma de suas características mais essenciais. Para isso, os tecidos selecionados das peças são aqueles da mais alta qualidade, sabe? Entre os mais utilizados, encontramos:

  • Seda;
  • Cashmere;
  • Linho;
  • Algodão de alta qualidade;
  • Lã fria;
  • Veludo;
  • Crepe;
  • Chiffon;
  • Gabardine;
  • Tweed;
  • Couro.

Cada um destes tecidos é escolhido por sua textura, caimento e a aparência sofisticada que conferem às roupas.

Sapatos e Acessórios

No quesito sapatos e acessórios, a máxima de que menos é mais é valiosíssima! Assim, os sapatos clássicos, aqueles que todo mundo tem, são os preferidos. 

Um exemplo são os scarpins, a marca registrada da mulher elegante e que fazem qualquer look subir de nível, especialmente em eventos mais formais. 

Os mocassins e oxfords trazem uma vibe clássica para o look trabalho, enquanto sapatilhas são a escolha perfeita para conforto sem perder a elegância. 

Mas será que quem tem estilo elegante pode usar tênis? É claro que sim! Na verdade, não há uma “proibição de peças” em nenhum estilo de roupas. 

A recomendação, em qualquer caso, é avaliar a mensagem que a peça comunica. No caso de um look mais elegante, um tênis branco simples e de boa qualidade pode ser usado sem nenhuma dificuldade – e fica lindo! 

Já para as joias, pense em peças finas e discretas, aquelas que sussurram luxo em vez de gritarem. E para carregar o essencial, bolsas estruturadas e de cores sóbrias são o mais indicado.

💡Leia também: Calça de alfaiataria e tênis: saiba como combinar e montar bons looks

Modelagens

As mulheres elegantes geralmente preferem modelagens levemente acinturadas, que valorizam a silhueta sem marcar demais o corpo. Cortes retos e modernos também são must-have, pois transmitem elegância e atemporalidade.

Tecidos planos, sem texturas chamativas, são a escolha ideal para garantir um visual clean e sofisticado. Essa combinação de modelagens e tecidos cria looks impecáveis que transmitem muito bom gosto.

Peças

Agora, confira quais são as 5 principais peças de quem se veste de forma elegante

  • Calças de alfaiataria: clássicas e versáteis, são peças chave no guarda-roupa da mulher elegante;
  • Blazer: uma peça atemporal que eleva qualquer look, é perfeito para o trabalho e eventos sociais;
  • Vestido tubinho: um clássico que nunca sai de moda, pode ser usado em várias ocasiões, dependendo do sapato e acessórios; 
  • Camisas de botão: mais um must-have, podem ser usadas tanto em looks casuais quanto os mais formais;
  • Scarpins: calçado clássico da mulher elegante. 

Bônus: Cabelo

Mas agora que já vimos quais são as cores, tecidos, modelagens, peças e acessórios adorados pelas mulheres elegantes, só resta uma dúvida: e o cabelo? 

Não há um tipo de corte ou penteado específico adotado pelas mulheres elegantes. Mas há um cuidado especial com a saúde dos fios, e com a manutenção cuidadosa de cortes e cores. 

Vale acrescentar que tanto os cortes quanto as cores de cabelo adotadas são as que melhor valorizam as características de cada mulher, e também seu estilo pessoal.  

Qual a diferença do estilo clássico para o elegante?

Embora o estilo clássico e o elegante compartilhem a atemporalidade e a qualidade como pilares, existem diferenças importantes entre eles. A primeira delas é que o estilo clássico é mais tradicional e formal, enquanto o elegante é mais moderno e versátil.

Além disso, o clássico é minimalista e discreto, enquanto o elegante permite explorar, com um pouco de moderação, outras cores e texturas, como você viu anteriormente.

Por fim, o clássico é mais restrito a ambientes de trabalho e eventos formais, enquanto o elegante é também um estilo de vida, que naturalmente se adequa a qualquer ocasião.

Afinal, com as peças certas, dá pra ser elegante no escritório, na balada e até mesmo na praia! 

Quais as principais famosas com estilo elegante da atualidade?

Para a sorte de quem gosta desse estilo, no mundo das celebridades não faltam inspirações de elegância na hora de se vestir. 

A principal delas é Kate Middleton – é claro! A Princesa de Gales é conhecida por seu estilo clássico e elegante, sempre vestida com peças de qualidade, cores neutras e looks discretos (e impecáveis).

Outra celebridade que está sempre elegante é Angelina Jolie. A atriz e ativista humanitária é admirada por seu estilo clássico e atemporal, com peças em cores escuras, modelagens amplas e cortes sofisticados.

Por fim, vale uma menção à atriz e modelo Zendaya, que também se tornou um grande ícone da moda. Ela combina peças clássicas com elementos modernos e ousados, criando looks cheios de personalidade e sem perder a elegância.

Qualidade e estilo você encontra na Secreto Closet! Visite o site e conheça as peças!

Conclusão

As tendências vêm e vão, mas há alguns estilos de roupas que permanecem. O elegante é um desses. 

Com peças-chave como calças de alfaiataria, blazers, vestidos tubinho e camisas de botão, qualquer mulher pode construir um guarda-roupa versátil e atemporal.

Para isso, invista em peças de qualidade, cores neutras e cortes impecáveis. Aposte em acessórios que complementam o look e lembre-se: a elegância está na leveza, qualidade e conforto com que você se veste.

Acompanhe o blog da Secreto Closet para conferir outros conteúdos como esse e se informar sobre tudo o que está rolando no mundo da moda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *